Município avançou consideravelmente no atendimento primário à população


            A Prefeitura Municipal de Corupá, através da Secretaria de Saúde, continua se destacando por conta da evolução dos indicadores do previne Brasil, através das ações adotadas no setor.


Após servir de modelo durante a pandemia do Coronavírus, quanto ao acolhimento dos pacientes e imunização organizada por meio de agendamento, evitando filas, o município foi citado numa das reuniões do CIS Amunesc – Consórcio Intermunicipal de Saúde que congrega todas as cidades das regiões norte/nordeste de Santa Catarina, devido à atenção básica à saúde, oferecida aos usuários.


            De acordo com o Secretário da Pasta, Felipe Rafaeli Rodrigues, a referência é resultado do olhar prioritário do Prefeito Luiz Carlos Tamanini e o alto comprometimento  dos profissionais da saúde, do foco humanitário dessa gestão e ações adotadas que facilitaram o acesso dos usuários às unidades de saúde, com programas de atenção básica, como a capacitação continuada dos profissionais, prorrogação dos horários de atendimento dos postos, como é caso dos mutirões de exames preventivos realizados aos sábados pelas equipes e da vacinação contra a poliomielite em que todas as sextas-feiras durante deste mês, a sala de vacina permanece aberta até às 19 horas.        Ele também cita as palestras que foram realizadas nas empresas do município, levando orientações aos trabalhadores sobre ações de prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), hipertensão, diabetes e outras. “O Programa Saúde nas Escolas (PSE), onde as crianças recebem informações sobre alimentação saudável, atividade física, escovação correta, também foi uma iniciativa importante. Na verdade, são diversas ações que somadas refletem diretamente no atendimento básico à população e nos tornam referência às demais cidades da região”, destacou.


            O Secretário também enfatizou outra medida simples, mas que facilitou a vida dos pais e mostrou ainda como eles estão conscientes quanto à importância da vacinação nos seus filhos. “Fizemos uma parceria com a secretaria de educação e as equipes foram às escolas para verificar as carteirinhas de vacinação que devem estar com o calendário completo, para poder realizar as matriculas e rematrículas nos Centros de Educação Infantil e escolas do município. Com isso, os pais não precisaram sair de casa e ir ao posto de saúde e para o nosso orgulho, são poucas as crianças e adolescentes que estavam com alguma dose faltante. Esse comprometimento dos pais, é fundamental para garantir a boa saúde dos seus filhos”, observou.  Ele aproveitou para agradecer a parceria da comunidade, através das sugestões apresentadas e ao Conselho Municipal de Saúde, instrumento importante na busca por soluções que levem a melhorias no atendimento aos usuários.


            Felipe Rodrigues, citou como exemplo as 601 carteirinhas que foram levadas à Escola Aluísio Carvalho de Oliveira, das quais apenas 33 faltavam algum tipo de vacina.  Nas demais unidades, os números foram também impressionantes:


Francisco Mees: 151 carteirinhas levadas pelos estudantes, das quais 143 estavam em dia


Escola São José: 373 carteirinhas conferidas, 319 em dia e 54 incompleta


Escola José Pasqualini: 226 conferidas, 200 em dia


Escola Estadual Teresa Ramos: 1551 conferidas, 1397 em dia


Dia “D” de vacinação contra a poliomielite


Será amanhã (20), em todo o país, a campanha de vacinação contra a poliomielite para crianças menores de cinco anos e multivacinação em crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos. Para tanto, o posto de saúde do centro de Corupá (posto rosa), estará aberto das 8h às 12 horas. De acordo com o secretário de saúde, Felipe Rafaeli Rodrigues, o Rotary Club mais uma vez será parceiros e recepcionará as crianças com brincadeiras e distribuição de guloseimas. Ele alerta que é importante que os pais não deixem de levar a carteirinha de vacinação. Além de ser um documento essencial para a realização de matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino, também é a oportunidade para que haja a aplicação de alguma dose eventualmente faltante no calendário vacinal. Sua empresa em destaque, Informações só clicar aqui


Notícias em um Click: Só Clicar aqui


Nosso Instragam: Clique Aqui